Princípios

CryptoFesta é uma iniciativa global, descentralizada para introduzir ferramentas básicas para proteger a privacidade, o anonimato e a segurança mais amplamente na internet para o público geral.

A ideia foi concebida no contexto da Emenda Australiana de Legislação de Cybercrimes de 2011 [em inglês] e a razão é que leis como essa não fazem sentido quando todo mundo encripta suas comunicações.

CriptoFestas não são comercialmente nem politicamente alinhadas, e são livres e abertas para todos os que concordarem com os seguintes princípios:

SEJAM EXCELENTES UNS COM OS OUTROS

CriptoFestas são ambientes onde as pessoas se sentem bem-vindas e seguras para aprender e ensinar, não importa o seu repertório ou nível de expertise. Todas as questões são relevantes, toda a explicação deve ser direcionada à pessoa com o conhecimento mais primário.

Isso também significa que qualquer forma de assédio ou outro comportamento que faça as pessoas desconfortáveis não tem lugar nas CriptoFestas. Em nossa experiência, situações como essa (o quão frequentemente aconteçam) se originam mais de inaptidão social que de malícia e, por isso, podem ser resolvidas deixando as pessoas cientes de seu comportamento e do efeito em outros. Mas, em último caso, é papel dos organizadores da CriptoFesta pedir às pessoas para se retirarem se elas não aderirem a esta regra muito simples. Sejam excelentes uns com os outros. Consciência é chave para isso.

FAÇA COISAS

CriptoFestas acontecem porque as pessoas fazem com que elas aconteçam. Se não tiver certeza de que o que você tem em mente é um tópico ou se outras pessoas estão interessadas: proponha de toda forma e veja o que outras pessoas têm a dizer. Se você tem vergonha de propor para a sala inteira: peça para a pessoa sentada ao seu lado.

INDEPENDÊNCIA

Política

Mesmo sendo eventos inerentemente políticos, CriptoFestas são independentes de qualquer partido político ou da política no geral.

Partidos políticos não podem facilitar CriptoFestas em seu nome.

Comercial

Empresas e ONGs não podem facilitar ou patrocinar CriptoFestas de modo algum.

Ferramentas recomendadas

As ferramentas recomendadas nas CriptoFestas precisam ser Software Livre [FLOSS] e/ou Open Hardware.

Como ponto de partida, trabalhar com software e hardware que participantes já usam é plausível e, em certa medida, até encorajado, no entanto.

POLÍTICA ANTI-ASSÉDIO

Implícito em “sejam excelentes uns com os outros”, estes são comportamentos que consideramos assédio e, portanto, inaceitáveis nas CriptoFestas:

– comentários ofensivos
– intimidação deliberada
– ameaças diretas ou indiretas
– stalking/perseguição
– seguir pessoas
– contato físico inapropriado
– abordagem sexual não solicitada